terça-feira, 18 de junho de 2013

Um pouco sobre Ouro Preto e Mariana




Quem vai à Ouro Preto não pode deixar de visitar a igreja Nossa Senhora do Pilar, com seus santos e motivos florais preenchem a vista do turista como poucos lugares no mundo. Tesouros como este fizeram a fama de Ouro Preto e tornaram-na o primeiro sítio brasileiro listado como patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1980.
As ruas de Ouro Preto ainda conservam o charme da Vila Rica, e seus restaurantes servem deliciosas especialidades da cozinha local.
Uma experiência imperdível pode começar já da vista das janelas dos quartos de alguns hotéis, se tiver a oportunidade desfrute,  com suas torres e telhados iluminados de manhã bem cedinho com o nascer do sol, a sensação é como viajar no tempo.


São imperdíveis o Largo da Coimbra, o Museu da inconfidência, o Teatro Municipal, e a igreja de São Francisco de Paulo onde se aprecie a melhor vista da cidade.
Lembrando da igreja de São Francisco de Assis onde muitos arquitetos ficam eufóricos diante de obras do Aleijadinho como o  lavabo em pedra e sabão da sacristia e do medalhão do santo dos animais na fachada.

Para chegar a Mariana, que foi a primeira capital de Minas Gerais, o bom mesmo é com o Maria Fumaça para apreciar belas vistas durante o trajeto de montanhas e cachoeiras.
Chegando em Mariana vamos começar pela Catedral Basílica da Sé que é uma das igrejas mais ricas do Brasil, apesar da fachada modesta, com lustres de cristal da Boêmia (atual República Tcheca) e 11 altares ricamente ornados, dois   são do mestre de Aleijadinho. Pra quem achar interessante também as sexta-feira as 11h30 e aos domingos as 12h15, pode ficar para ouvir o órgão alemão de 1701 trazido por D. João V, a apresentação custa R$ 15.00, e é bom chegar meia hora mais cedo para garantir um lugar perto do altar.

Imperdível é o Pelourinho de Mariana, reconstruído em  1970 para repor o original construído em 1750.
Outras atrações estão na praça Minas Gerais que é um dos mais belos exemplos de urbanismo Barroco no Brasil,  lá também estão a igreja de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo, lembrando que nela também está o Pelourinho e a casa da Câmera da Cadeia.




Também vale a pena fazer uma boquinha na doceria Chantily, com seus deliciosos bolos tortas e mousses.


O clima universitário de Ouro Preto também proporciona, o clássico bate papo no fim do dia em uns de seus variados botecos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário